A estrada que liga Rabil à ZDTI de Santa Mónica/Lacacão, inaugurada em Abril deste ano, passa agora a ser gerida pelo Instituto de Estradas (IE). A entrega da via estruturante foi feita pela Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio (SDTIBM). A partir de agora toda a sua manutenção fica sob a responsabilidade do IE.
O contrato de gestão foi assinado entre a SDTIBM e o IE, em Fevereiro de 2008, quando a Via Estruturante ainda estava em construção. Mas só agora, com esta rede viária em pleno funcionamento, a gestão passa para as mãos do Instituto de Estradas. Com a entrega oficial da estrada no dia 14 deste mês, o IE terá de garantir que a rodovia – por onde todas as semanas circulam largas centenas de turistas estrangeiros, sem contar os nacionais -estará limpa, sem buracos e segura.
A primeira fase da via está em pleno funcionamento desde finais de Abril e tem servido o turismo na zona sul com a ligação ao hotel Riu Touareg, a segunda aposta da cadeia espanhola na Boa Vista, a funcionar com 889 quartos. Para já estão construídos 11,8 quilómetros de estrada alcatroada, desde a Povoação Velha até Lacacão. Esta rede, que engloba três rotundas e também todo o sistema de comunicação e infra-estruturação de base, custou cerca de um milhão e cem mil contos. Ainda estão por construir mais seis quilómetros, para completar os 22 km previstos no projecto. Mas a SDTIBM ainda não conseguiu financiamentos.
Entretanto algumas intervenções estão previstas já para o ano de 2012. Nos primeiros meses deve-se arrancar com as obras nas duas travessias da ribeira de Rabil. Este trabalho visa preparar a estrada para a época das chuvas e melhorar o sistema de drenagem para que durante os meses d’Ázagua continue a assegurar a ligação, não só entre os actuais e os futuros estabelecimentos turísticos das ZDTIs da Boa Vista, mas também permitir a circulação de pessoas entre os vários pontos da ilha a zona Sul, a cidade de Sal-Rei, as povoações de Rabil e Povoação Velha, o porto e o aeroporto. SDTIBM traça novas acções para 2012
Além de intervenções na Via Estruturante, a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das ilhas da Boa Vista e Maio tem ainda na carteira do próximo ano a infra-estruturação da zona sul. Para aqui como tem sido notícia, estão planeadas mais unidades hoteleiras e projectos turístico-imobiliários. Outra prioridade para 2012 é o acompanhar de perto os serviços portuários e da aérea marítima, bem como o de produção e distribuição de água e energia.
Ainda que não tenha competência directa sobre os portos, área marítima, água e energia, a sociedade de desenvolvimento quer “exercer a sua influência” para que as respostas sejam dadas em tempo útil e acompanhem o ritmo de crescimento turístico desenhado para a ilha das dunas.


